Muitas são as formas de passarmos pelo mundo. Muitos são os caminhos, obstáculos, realizações. Mil são as nossas colinas diárias a serem transpostas. Do alto de cada uma delas, podemos observar nossos rastros olhando para trás e, adiante, contemplando o horizonte, o que queremos realizar.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Teoria, prática, vida acadêmica, mercado


Ao longo de décadas venho dedicando minha vida ao trabalho acadêmico. Foi o que escolhi ainda muito jovem, levada principalmente por uma característica: gostava de ler, adorava literatura e queria muito escrever. Minha primeira opção foi o jornalismo, levada principalmente pela imagem de jornalistas que eu admirava desde muito cedo. Nunca gostei muito de televisão, mas gostava do jornalismo impresso. Jornais e revistas sempre foram meus companheiros, em uma época em que as distrações tecnológicas eram inexistentes e a palavra portabilidade ficava a cargo de levar meus livros e revistas para onde quer que eu fosse.
A segunda opção era Letras. Felizmente essas duas carreiras casam muito bem e cursei as duas.
Como docente em cursos de Letras, encontrei um perfil de alunos que, como eu, amavam literatura, devoravam livros e sentiam-se mais à vontade com as proposições teóricas envolvidas no curso, uma vez que quem escolhe esse curso, tem plena consciência de que a sua prática profissional vai exigir e muito da sua competência teórica. Não se sentiam tão pressionados pela lógica do mercado, exigente de práticas muitas vezes vazias e sem sentido, desfalcadas de apoios sólidos calcados em reflexões e senso crítico. E assim foi.
Hoje, passados anos de uma carreira que está por terminar - chegou finalmente o momento de me envolver com outros assuntos - olho para trás com certo saudosismo e sinto muita saudade de um tempo bom, de respeito e camaradagem, de reconhecimento e envolvimento, comprometimento e alianças que certamente irão perdurar. A saudade me levou a revisitar a baú de fotos, que trago aqui para compartilhar com ex alunos de quem tenho muita saudade. A eles minha pequena homenagem. Saudades!!!

















Nenhum comentário: